sábado, 13 de outubro de 2012

O que é Assédio Moral?


Muitas pessoas acabam passando por certas dificuldades e situações constrangedoras, sem nem saber que isso pode se encaixar em um dos crimes considerados por lei ( n° 4.742, de 2001).


O assédio moral enquanto fenômeno que incide sobre as variantes psicológicas do ser humano, pode ser caracterizado em razão de múltiplas relações (familiares, amorosas, sociais, laborais, etc).Ele vem a ser um conjunto de ações e/ou omissões depreciativas, reiteradas e prolongadas, que possuem o objetivo delimitado de determinar na vítima uma descompensação psicológica, de forma a desestabilizá-la. Em outras palavras, poderíamos afirmar que o assédio moral nada mais é do que a perseguição injustificada que é incidida sobre uma vítima, acarretando uma série de distúrbios psicológicos, que acabam por resultar consequências danosas também na saúde física, nas relações sociais e no contexto financeiro. Ressalte-se que o assédio moral é um processo, não se caracterizando por uma só ação isolada, ainda que esta tenha a condição de gerar danos psicológicos ou morais.

Para atingir seu intento, o assediador moral utiliza-se de diversos instrumentos de manobra, tais como: ofensas sutis, referências depreciativas quantos aos dotes físicos e comportamentos da vítima, isolamento no local de trabalho, esvaziamento de funções, rigidez excessiva, atribuição de trabalhos inviáveis, inviabilização de serviços rotineiros, implantação de descrédito dos companheiros de trabalho em relação à vítima, dentre outras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário